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Boia de Arinque - 60 Litros - Tamanho G

Especificação:

Boia de Arinque tipo G (Grande).

São utilizadas para sinalização do local de ancoragem, também para indicar onde a ancora (ferro de fundeio) esta em relação ao fundo.

Podem ser também utilizadas para demarcação das amarras de uma poita, cabendo também para a demarcação de determinadas áreas.

Excelente flutuabilidade, positiva de +40 Kg.

*Cores: Encarnada, Verde e Amarela.

** Fabricada por processo de rotomoldagem.

*** Resistente aos raios ultravioleta.

**** Acompanha Adesivo Refletivo

Definição:
a. Boia cônica de pequeno tamanho, empregada para marcar o local em que foi fundeada a âncora. Um dos vértices tem arganéu. Um cabo fino de fibra, chamado arinque, é amarrado a este arganéu e à âncora.
A boia de arinque, além de mostrar a posição do ferro relativamente ao navio, tem importância quando a âncora se perde, mostrando a localização dela. Geralmente, a boia de arinque do ferro de boreste é pintada de verde e a do ferro de bombordo é pintada de encarnado.

b. Tamanho da boia:
O tamanho da boia independe do tamanho da âncora do navio. Como em uma fragata, o comprimento do arinque (cabo) é maior do que o de um navio-patrulha, e porque há mais espaço nos paióis, a fragata deve receber uma baia de arinque maior.

c. Comprimento do arinque:
O comprimento do arinque depende da profundidade em que o navio normalmente fundeia.

Como pode um navio pequeno fundear em profundidades menores, o comprimento de seu arinque deve ser menor.

Por exemplo, um comprimento de arinque de 10 metros é bom para um navio-patrulha, e um de 25 metros é satisfatório, nas manobras usuais, para uma fragata. Porém, como o comprimento do arinque não pode ser menor que o fundo em que se fundeia e não deve ser muito maior que ele, caberá ao Mestre do navio escolher o tamanho de cabo mais adequado para o arinque de seu ferro. Aconselhamos um comprimento de a rinque igual a 1 1/3 do fundo da água para permitir as variações de maré e de corrente ou admitir um ligeiro embaraço do cabo, ou para quando o ferro mergulha muito na lama e outras coisas que fazem o fundo real ser maior que o indicado na carta.

Entretanto, um arinque comprido demais permite que a boia se afaste muito da posição em que está a âncora. Se o comprimento do arinque é grande demais para o fundo em que se vai fundear, pode-se encurtá-lo dando um catau.

d. Amarração do arinque:
O arinque pode ser amarrado à haste ou a um dos braços da âncora, dando-se uma volta de fiel e um cote e abotoando-se o chicote.

Algumas vezes as âncoras têm as patas furadas a fim de se passar aí um pedaço de corrente; o arinque é, então, amarrado a esta corrente, que resiste melhor ao desgaste quando a âncora roça o fundo.

A amarração do arinque à boia pode ser igual à da âncora, mas é preferível dar uma volta de fateixa .

e. Manobra:
Antes de fundear, deve-se ajustar o comprimento do arinque relativamente ao fundo em que se deve fundear de acordo com o que foi dito no item “c” acima. Para isto, o Encarregado de Navegação deverá fornecer ao Oficial de Manobra na proa, ou ao Mestre, a profundidade aproximada do fundeadouro. Ao largar o ferro, lança-se a baia e o arinque na água o mais longe possível do costado.

Em ocasião de extrema emergência devido ao mau tempo, e desde que não seja mais fácil ou mais rápido fazer recolher toda a amarra e a âncora, pode o Comandante ter de deixá-las no fundo destalingando a amarra no paiol ou abrindo uma das manilhas de ligação dos quartéis. Nesta manobra é imprescindível a colocação da boia de arinque a fim de, mais tarde, serem recuperadas a âncora e sua amarra.

Fonte: Arte Naval Volume 2

Material 100% reciclável